13/03/2012

Cristianismo e Política? (Continuação)

É, meu povo, por mais que você tenha tudo em mente, é preciso concentração e tempo pra discorrer sobre um assunto. Vão bora, então! Continuando as postagens anteriores de tema aparentemente complexo -"aparentemente" porque: pior cego é aquele que não quer ver- de fato.


Irei prosseguir parafraseando ainda o livro de C.S. Lewis que diz:

"(...) Em cada escolha individual a respeito daquilo que o Inimigo chamaria de o caminho "errado", essas criaturas raramente estão, se é que alguma vez estiveram, num estado de completa responsabilidade espiritual. Eles não compreendem nem a origem nem a verdadeira característica das proibições que estão violando. A consciência deles raramente existe separada da esfera social que os cerca. E, é claro, nós tramamos para que a própria linguagem deles seja completamente turva e confusa:" -E eu poderia aqui, citar o dito profeta George Orwell; quando fala em seu livro, "1984" sobre a novilingua/novafala, mas deixarei essa parte pra mais adiante- "aquilo que é um suborno na profissão de um deles nada mais é que uma gorjeta ou um presentinho na de outro. A primeira tarefa dos Tentadores foi solidificar essas escolhas que levam à estrada do Inferno, transformando-as em hábito através da repetição constante. Porém, eles teriam de transformar esses hábitos num princípio (e isso é algo muito importante), um princípio que a criatura esteja preparada para defender. Depois disso, tudo fica fácil. A conformidade ao ambiente social, que inicialmente é apenas instintiva ou até mesmo mecânica - afinal, como uma geléia poderia não se adaptar ao meio? -, torna-se agora um credo inconsciente, ou um ideal de Pertencer a um Grupo, ou de Ser como os Outros. A simples ignorância da lei que estão desobedecendo transforma-se numa vaga teoria a respeito da própria lei -lembrem-se de que eles não sabem nada de história -, teoria que fica bem clara quando dão a essa lei o nome de convencional, ou puritana, ou de "moralidade" burguesa. Assim, gradualmente, passa a existir no âmago da criatura a rígida e arraigada resolução de continuar a ser o que é, e até mesmo de resitir aos humores que possam modificar essa situação. É uma resolução pequena, nem um pouco ponderada (eles são excessivamente ignorantes), tampouco desafiadora (são incapazes disso devido à sua pobreza emocional e imaginativa); na verdade ela é quase formal e discreta, de uma maneira que lhe é peculiar - como um seixo, um câncer ainda em desenvolvimento. Mas serve aos nossos propósitos. Finalmente, temos uma rejeição real e deliberada, embora não inteiramente articulada, daquilo que o Inimigo chama de Graça. (...)"

                                                      (Págs. 181, 182 e 183 de "Cartas de um diabo ao seu aprendiz")

CONTINUA...

Propositalmente não opinarei sobre o trecho, justamente pra que vocês possam interpretar livremente.

OBS: Pra ir compreendendo é preciso ter acompanhado as duas últimas postagens.

PS: Eu e meus posts gradativos e curiosos >.< Posso dar mais intervalos se quiserem (hehe), mas postando coisas lights dessa vez e não, dando intervalos de meses -.-"

Té breve leitores, curiosos e visitates anônimos!!
Annyeong!

Nenhum comentário:

Postar um comentário